quarta-feira, 28 de março de 2012

Como cultivar o kefir.

Como cultivar o kefir.

            Para cultivar o kefir utiliza-se apenas dois ingredientes: leite e grãos de kefir. A proporção aproximada é de cerca de uma colher de sopa de kefir para cada meio litro de leite. O kefir deverá ser  colocado junto com o leite para promover um certo tipo de fermentação, já que ele alimenta-se de lactose. O leite pode ser integral ou desnatado, de sitio (EVITE LONGA VIDA) ou pasteurizado. No o caso do leite de sitio, ele deve ser fervido e resfriado à temperatura ambiente antes de ser utilizado. O recipiente onde eles ficarão pode ser de vidro, cerâmica ou plástico. Não utilize recipientes metálicos pois podem reagir com o kefir e por tudo a perder.
            Junte o kefir ao leite e aguarde cerca de 12 horas a uma temperatura aproximada de 25 C°. Não feche hermeticamente. Essa mistura precisa “respirar”. Tampe com uma gase ou peneira de plástico. Após esse período, coe o leite em uma peneira. Você irá obter uma espécie de “coalhada” levemente ácida.  Esta é a bebida que você irá consumir. Ela poderá ser adoçada com açúcar, mel, adoçante dietético,  misturada a frutas, cereais, gelatina, compotas, caldas,  como você preferir. Essa bebida pura, sem misturas ainda, pode ser conservada na geladeira por até três dias  mas o ideal é fazer e consumir diariamente, tornando isso um hábito saudável. Já a colônia, não deve ser colocada na geladeira.
            O kefir que ficou na peneira deve ser colocado novamente para reagir com o leite. Proceda a limpeza do recipiente, junte o kefir ao leite e aguarde outras 12 horas ou mais, conforme o seu paladar. Algumas pessoas enxáguam o kefir antes de utilizá-lo novamente. Não é totalmente necessário. Isso pode ser feito cerca de uma vez por semana ou quando os grãos se tornarem meio “limbosos”, e sempre com água mineral,  já que o cloro é totalmente nocivo à colônia.
            Essa “receita”, tem certas “medidas”: quantidade de kefir, quantidade de de leite e tempo de preparo. A verdade é que isso é somente um exemplo. Como o kefir é um organismo vivo, com o tempo cada cultivador chega à sua receita ideal que é determinada por alguns fatores,  tais como: quantidade de grãos, quantidade de leite, tempo de preparo, temperatura e paladar.
            A proporção é a seguinte: quanto mais grãos de kefir  numa determinada quantidade de leite, mais ácida a bebida se tornará. Quanto mais tempo durar a fermentação, mais ácida a bebida se tornará. Portanto, cada cultivador deve “estudar” a sua colônia, o seu gosto e adequar a sua produção.
            Há épocas, confesso, que a gente enjoa. Enjoa do sabor, enjoa de cuidar, ou às vezes, não dá tempo mesmo! Se isso acontecer, para não correr o risco de perder a sua cultura, congele os grãos da seguinte forma: após coar o leite, lave bem os grãos em água mineral. Escorra, seque-os bem em papel absorvente. Envolva-os em leite em pó, separe em pequenas porções, embale em papel filme e leve-os ao freezer por até dois anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário